Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de março de 2011

Proporção de acordos salariais com ganho real é a maior desde 96

O Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) constatou que em 89% dos acordos salariais feitos em 2010 houve reajustes com aumento real (acima da inflação do período) para os trabalhadores, a maior proporção da série histórica iniciada em 1996.

O Departamento acompanhou 700 grupos de trabalhadores na indústria, comércio e serviços no ano passado, e constatou que em 96% dos acordos firmados os reajustes cobriram, pelo menos, a inflação medida pelo INPC, uma proporção ligeiramente abaixo do verificado em 2006 e 2007.

Esse índice de preços teve variação de 6,47% em 2010, ante 4,11% em 2009 e 6,48% em 2008.

Os responsáveis pela pesquisa também chamaram a atenção para o aumento expressivo das negociações salariais que garantiram ganhos mais altos contra a inflação do período.

Em 2008, apenas 0,3% dos acordos registrados garantiram reajustes 5% da acima da inflação do período; em 2009, essa proporção saltou para 1,4%; e em 2010, essa parcela foi de 4%.

Na ponta oposta --reajustes abaixo da inflação-- o Dieese também verificou uma situação mais favorável aos trabalhadores.

Em 2008, para 11% dos casos registrados, os reajustes salariais ficaram abaixo do INPC daquele ano; em 2009, essa proporção caiu para 8,6%; e em 2010, para 4,3%.

A entidade atribui a evolução do quadro salarial à "retomada vigorosa do crescimento" bem como às taxas de inflação e desemprego mais baixas, o que forneceu o contexto adequado para os trabalhadores negociarem melhores acordos. No entanto, o aumento recente das pressões inflacionárias foi citado como um risco para esse processo.

Fonte: Folha de São Paulo

segunda-feira, 14 de março de 2011

Federação Paulista da Saúde promove seminário sobre NR-32 em Bauru

No próximo dia 16 de março, quarta-feira, a Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo realiza em Bauru a primeira edição de um ciclo de encontros, denominado “Seminário Estadual pela Implantação da NR-32 Articulada com as demais Normas Regulamentadoras”. O evento é realizado em parceria com o Seessb (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde de Bauru) e tem o objetivo de estabelecer diretrizes básicas de proteção a segurança e saúde dos trabalhadores nos serviços de saúde.
O seminário ocorrerá das 9h às 18h no Instituto Técnico Ana Nery, localizado na rua Araujo Leite, 14-34, centro. A entrada é gratuita. O evento é destinado aos trabalhadores da saúde, administradores hospitalares, cipeiros, dirigentes sindicais, representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, entre outros.
A NR-32 é a norma reguladora que trata da segurança no trabalho em serviços de saúde. Ela passou a vigorar no dia 16 de novembro de 2005. A norma é a primeira no Brasil e no mundo.

Somente em novembro de 2010, o Ministério Público do Trabalho de Bauru enviou 109 notificações para estabelecimentos de saúde da circunscrição do MPT de Bauru com o objetivo de fiscalizar o cumprimento da NR-32.

Dois palestrantes participam do evento. São eles: o engenheiro Carlos Alberto Rochadel (diretor da M&A Consultoria e Assessoria em Segurança do Trabalho, assistente técnico em Processos Trabalhistas e assessor técnico do Sinsaúde Campinas e Região) e Pedro Alberto Tolentino (diretor de Assuntos Parlamentares da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, secretário-geral do Sinsaúde Campinas e Região e membro da Comissão Tripartite Permanente Nacional (CTPN), ligada ao Ministério do Trabalho).
Segundo a presidente do Seessb Vera Salvadio Pimentel o objetivo deste trabalho é levar informações aos estabelecimentos de saúde, dentre eles hospitais, clínicas e laboratórios, quanto à obrigatoriedade de implantação dos preceitos contidos na NR-32, que visam garantir mais saúde e segurança no trabalho.